Consertando SPEC ~Ten~


às 00:46

Este sou eu brincando de consertar obras alheias. Usando meu gosto como régua. Achando justo usar essas brechas que as obras de arte têm. Bom, vamos lá (COM SPOILERS):

O tema principal do filme é a dualidade pessoas comuns x pessoas com spec.

Se o spec é uma evolução da espécie ou apenas um detalhe genético. E se, assim como os humanos se deram o direito, os possuidores de spec podem moldar o mundo à sua maneira.

O primeiro problema é que esse dilema demora a se apresentar. Para ser mais específico, apenas na conversa que Touma, Sebumi e Nonomura têm no telhado do departamento de polícia, lá para o terceiro ato.

Pra isso ficar mais bem estruturado, faria algumas (várias) alterações...



- Introduziria logo de início uma Touma mais conflitada sobre seu papel nos acontecimentos. No especial ~Sho~ ela trancou seus poderes, mas não sabemos se ela fez por si mesma ou o quanto aquilo foi uma fuga ou uma busca de aprovação do Sebumi.

Touma continuaria brincando com seus props de gyouza, mas Sebumi estaria procurando na internet casos para resolver, criticando a preguiça da parceira, apesar dele mesmo estar fazendo algo escondido. (O objetivo aqui é ressaltar a aparente diferença na determinação de ambos, a não determinação camuflada do Sebumi e, a calmaria no misho jiken).


- Eu acho a Mirei um pouco deslocada na trama, o que seria perdoável (Não fosse sua morte!!)

Os dois receberiam sua ligação, assim como acontece no filme. O perseguidor seria um spec holder obrigado a se alimentar de outros como ele para sobreviver. (O objetivo aqui é introduzir o conceito de evolução trôpega, como acontece na natureza, e o debate sobre "violência" por necessidade, assim como acontece na relação humanos x espécies alimento).


- Com a Mirei engatilhada na trama (veremos depois), podemos introduzir a Aoike.

A perseguição se desenrola e então uma misteriosa dupla mascarada aparece e executa o perseguidor, a tempo de Touma e Sebumi presenciarem. As duas duplas se enfrentariam nos moldes do mexican standoff que há no filme. (Aqui queremos estabelecer uma linha de abordagem pessoal, não institucional, mais dura contra possuidores de spec // Essa cena também servirá depois para aumentar a complexidade da Aoike, que é severa com spec holders apesar de ser mãe de uma.)


- Por que aquele sujeito estaria atrás justo da Mirei-chan? Acaso ou algo a mais? Aqui podemos aumentar a conexão da Mirei com o dilema principal

Mirei é interrogada. Aoike revela que estava atrás do comedor de specs desde os EUA. A vinda dele ao Japão era suspeita. Questiona porque Mirei virou um alvo. Ela responde que não tinha ideia, sendo apenas mais um dos incômodos que vinham com seus "poderes". Não convencida, Aoike detém Mirei, alegando proteção, usando autoridade off record para casos envolvendo specs. (Aqui temos uma cena chave. Mirei teria problemas maiores que simplesmente sair da faculdade. Aoike personificaria a postura atual da polícia. Touma aumentaria sua empatia com os spec holders. Sebumi veria uma pessoa querida ser protegida/prejudicada pelo sistema em que acredita. Além disso, estaria no meio do fogo cruzado entre Aoike e Touma).


- E agora podemos encaixar a Mirei mais naturalmente na trama, sem que ela precise ser enganada pelo Fake Ninomae.

Hospedada no escritório do misho jiken, ela teria contato com o SD que guardava Goetia. Absorveria os dados, resolveria agir e então fugiria usando engenhosamente seu 'poder'. (Aqui estabelecemos melhor o heroísmo da Mirei. Mesmo com todas as inconveniências e os perigos que seu poder lhe trouxe, ela resolveu agir, e por conta própria. Por que ela não contou o que viu para seus amigos detetives? Para poupá-los? Porque ela sabia qual a relação dos dois com os eventos futuros?)


- Madame Yin e Atsushi Ito foram dois personagens pouco desenvolvidos. E pouco equilibrados entre si. Aqui opto por dar mais peso ao Atsushi, já que é ele quem fica até o fim.

Em algum ponto do primeiro ato, talvez no lugar da cena do escorregador de somen, Atsushi contaria ao Fake Ninomae aquela história sobre ter várias facetas e como isso refletia no seu tipo de spec. Se questionaria por qual delas seria julgado. Fake Ninomae diria que consigo era o oposto, que não possuía faceta alguma, talvez por ter crescido sozinho (aqui ficaria implícito que ele se referia à vida pós-acidente de avião, longe da família, mas na verdade ele se referia ao tempo no casulo, como viríamos saber depois). Atsushi perceberia um olhar maligno no rosto de Fake Ninomae (nada de surto).

Essa desconfiança seria o motivador da conversa que Atsushi tem com Madame Yin, nos mesmos moldes que no filme. No caso dela, mudança talvez apenas em sua cena de batalha, com uma melhor trucagem para aumentar a dúvida sobre a quantidade de madames.


- Já que estamos na batalha, podemos anotar pequenas mudanças relativas à Mirei, já que suas motivações foram um pouco alteradas.

Mirei apareceria de repente e salvaria todos mais ou menos da mesma forma. Só que ela seria capturada pelo Fake Ninomae e usada de refém para manipular tanto o Misho Jiken quanto a consciência do Atsushi (afinal, ele não queria matar as pessoas ali e foi ela quem o impediu).

Longe dos olhos de todos, Fake Ninomae a mata. Ele não se arriscaria a ponto de manter alguém que possuía Goetia.


- E então chegamos à cena do telhado. A mais importante. Com algumas alterações no diálogo, acho que o tema do filme fica mais bem exposto.

Touma: Mais um spec holder morreu.
Sebumi: Mirei-chan. Era a Mirei-chan!!
T: E o Nani-san (oq come), era culpado do que? Ele precisava. Mas e a gente?
S: Ele era um bandido. Ninomae e os outros também. É o que a gente faz. Sendo detetives.
T: Criminosos são julgados pelas suas razões, não exterminados como pragas.
S: Nani-san ia matar a Mirei... ela agradeceria nossa ajuda.
T: Mesmo? Mesmo? Que tal a gente perguntar pra ela? [Aponta a mão para o chão].
S: [Saca a arma]. Não faz isso!
T: Ou o que? Vai me matar? Que nem os outros?
S: Yamerooo! [Dedo no gatilho. Quase apertando. Hesitação]
T: [Touma percebe. Os olhos ficam negros]
S: Você não consegue controlar isso! Yamerooo!
T: [voz distorcida] O plano continua e nada vai atrapalhar.

O resto da cena seria bem parecido com o filme. O discurso no Nonomura é bem certeiro.


- Toda a sequência no esconderijo do Fake Ninomae tem detalhes que me incomodam, elementos que surgem do nada. Aqui eu tento aparar as várias arestas deixadas.

A polícia encontraria o local rastreando o GPS no celular da Mirei. Aquele telefonema não existiria (Porque Fake Ninomae iria querer atrair os inimigos?).

O fog com veneno seria um elemento permanente até a explosão da casa. É um bom elemento que conseguiria prender Fake Ninomae na construção.

Não existiria aquele spec holder que cria labirintos. O poder dele é bom e funciona no roteiro, mas incluir um novo personagem já no terceiro ato sem desenvolvê-lo me parece um remendo de roteiro muito saliente. Que fosse algo mais sutil, como uma casa que naturalmente gera labirintos, criada faz tempo por algum arquiteto com specs (apenas citado em algum diálogo).

Tsuda plantaria a bomba e fugiria antes (Qual o sentido dele se sacrificar daquele jeito? Não é como se ele estar perto da bomba tornasse sua explosão rápida o suficiente para escapar dos poderes temporais). Ou precisamos dele morto e a unidade Zero extinta para o filme final?

Atsushi no final cria uma boa dicotomia com o Fake Ninomae no quesito de consciência sobre seus crimes. Mas ele tentando argumentar com seu "chefe" destacaria mais a diferença. Ele atingir a mala da Touma por puro reflexo também.

E é isso =)

Compartilhe: 
0
Comentários
Comente

ARQUIVO DE IMAGENS
Zionn / De.Pinque designed by ZENVERSE | Converted by Blogger Template Place | Collaboration One-4-All