Com um pouco de atraso, trago um punhado de fotos e fatos sobre o 31 de outubro dos japoneses. Tem de tudo. De passeata a protestos. De zumbi a EVA 01. Como estou apanhando um pouco do layout e não dá para colocar tudo aqui, sugiro, fortemente, que você vá até o pé do post e visite todos os sites fontes. Tem muita coisa interessante e váááárias imagens legais (principalmente os três últimos links).

Parece que a data ganhou popularidade nos últimos anos por causa da lógica tostines: quanto mais gente comemorando, mais produtos temáticos, e quanto mais produtos temáticos, mais gente comemorando.


Mas diferente do "gostosuras ou travessuras" americano, o que pega no Japão são as paradas, com centenas de fantasiados desfilando.




Parece que uma das fantasias mais populares, assim como em outros lugares do mundo, foi a de Michael Jackson.


Outra diferença para o Halloween dos EUA é o ar mais kawaii das festasjaponesas, segundo essa reportagem aqui.


Eu tenho lá minhas dúvidas >.<



As casas noturnas também tiveram seu papel na popularização do Halloween. Foram elas a abrigar as primeiras festas e até hoje reúnem tanto estrangeiros quanto japoneses.


Festa e halloween andam juntos, mas essa combinação também tem seu lado negro.


Em anos anteriores, alguns trens da linha Yamanote, a principal dos arredores de Tokyo, foram invadidos por uma horda de estrangeiros fantasiados que combinaram de fazer uma festa por lá através da Internet. A idéia, a princípio, parecia bem legal. Quase um flashmob. Mas acabou que alguns mais exaltados resolveram usar a ocasião para exteriorizar sua raiva dos japoneses, e começaram a mexer com passageiros que estavam nos vagões-festa por acaso. Essa atitude causou revolta demonstrada principalmente no maior fórum japonês, o 2chan (2 channel etc.). A raiva virou combustível para que ultranacionalistas conseguissem gente para realizar protestos contra... os estrangeiros em geral. Pois é. Tenso. Nas comemorações deste ano, em meio a toda essa polêmica, parece que havia mais manifestantes que festantes, e foram os que reclamavam quem mais causaram desordem nas estações de trem. Rolou até polícia para conter gente.

Por outro lado, em Fukui, festas em trens são até incentivadas por comunidades locais e pela empresa que administra os trens. Alguns carros foram reservados, DJs contratados e 200 pessoas puderam curtir um som sem atrasar o rigoroso cronograma de chegada e partida dos trens da região.


Por fim, um vídeo random, mas kawaii XD:



Fontes, Fotos e Vídeos: UOL; Japan Probe 1 e 2; Blog Noie; Asian Hotels; Travel Japan Blog 1, 2 e 3; Danny Choo; Shibuya 246;
Compartilhe: 
0
Comentários
Comente

ARQUIVO DE IMAGENS
Zionn / De.Pinque designed by ZENVERSE | Converted by Blogger Template Place | Collaboration One-4-All