Japão, um país estranho


às 00:22
Apesar de um pouco longo, o vídeo abaixo exemplifica um tanto a minha opinião sobre o Japão atual (aliás, a opinião do Moshi Moshi). Criada pelo designer japonês Keinichi Tanaka para seu trabalho de conclusão de gradução, a obra tem como objetivo mostrar para os próprios japoneses como o arquipélago pode parecer estranho visto pelos olhos de um estrangeiro. São 11 minutos divididos em oito categorias: caráter, Tokyo, comida, tecnologia, água, sushi, amor e suicídio.


Em seu canal oficial no Vimeo, Tanaka pede para que as pessoas não o considerem racista, já que ele também é um "japonês baixinho de olhos pequenos". A versão em inglês é narrada por Emily Millar. A original, em japonês, está abaixo:


Aproveitando o tema, coloco também a tradução do artigo "Você sabe que está há muito tempo no Japão quando...", publicado pelo Japan Times, em janeiro deste ano.

1. Você vai assaltar uma loja de conveniência e grita "Mãos ao alto!", seguido de "Me passe todo salsão, cream cheese e manteiga de amendoim!". Depois que sua sacola está cheia, você faz a atendente prometer que terá mais alimentos estrangeiros, incluindo uma melhor seleção de queijos e alguns vinhos decentes. E, você implora, será que pode ter uma seção de ferramentas? Quando você sai da loja, os empregados dizem, em uníssono, "Arigato gozaimashita!".

2. Você não sabe quando foi a última vez que você queimou o céu da boca ao comer algo quente.

3. Você critica seu país natal dizendo: Como uma cultura tão avançada, que possui descargas há mais de 100 anos, não tem algo tão básico como um assento aquecido para o vaso sanitário? Você até já tomou um choque quando sentou em um assento não aquecido (ou um sem uma capa acolchoada). Você provavelmente desenvolveu a técnica de sentar na parte de trás da calça para não tocar o assento gelado com as suas coxas.

4. Você admite que seu japonês é horrível, mesmo quando é “melhor do que o de um japonês”.

5. Você está estirado sobre o tatami, incapaz de se mover. Você pega o celular, disca 1-1-9 e diz "Socorro! Estou tendo uma overdose de molho de gergelim para salada".

6. Você já desafiou todos os estereótipos: "Que os gaijin devem ir para casa", "que gaijin não fala japonês" e "que seus pais devem sentir sua falta (se bem que agora eles já devem estar mortos)"

7. Você já se rendeu ao lado rosa e brilhante da vida. Kawaii!

8. Você acorda no meio da noite gritando, "Mas eu não quero ser um poodle!" e você tem pesadelos com vendedoras tentando lhe empurrar a última moda, como botas furry de cano alto, leggings, shorts curtos e casacos que vão até a cintura.

9. Você se pergunta por que as pessoas sentem tanto prazer nas férias. Como se você tivesse tempo a perder!

10. Você acha extremamente interessante que, em inglês as galinhas fazem "cockadoodledoo" os cachorros, "bow-wow," e, caso você esteja se perguntando, os porcos dizem "oink-oink". Ha-ha-ha! Oh, você sabe o que os cavalos dizem? Oh... desculpe.

11. Você odeia o Natal.

12. Por anos você seguiu a regra das duas vassouras: uma para dentro e outra para fora de casa. Tomou todo o cuidado para não misturar a sujeira de fora com a sujeira de dentro. Mas, recentemente, você teve uma brilhante ideia: livrou-se da ineficiente vassoura de fora e começou a usar a vassoura de melhor qualidade de dentro para limpar ambos os espaços. Depois de tudo, você conquistou o direito de fazer suas próprias escolhas de vassoura. Você fez a troca, mas os vizinhos olham pasmos enquanto você varre o lado de fora com uma vassoura de dentro. Como se atreve! Realmente, agora... Como você pôde?!

13. Você começa com paranoia de que seus vizinhos estão percebendo que você está se divertindo muito na vida. Afinal, você não quer parecer disponível para participar da próxima faxina do bairro. Talvez você deva começar com alguns daqueles vidros foscos?

14. Você quer saber qual é o tipo sanguíneo do cachorro, antes de adotá-lo.

15. Finalmente você sabe que está há muito tempo no Japão quando morre. Até Deus sabe que você ficou por aqui por muito tempo.
Compartilhe: 
1
Comentários
2 de julho de 2010 às 17:33

O video eu ja tinha visto, em algum lugar. Mas esse negócio de "você sabe que está..." eu nunca tinha visto. Achei muuito legal xD

Comente

ARQUIVO DE IMAGENS
Zionn / De.Pinque designed by ZENVERSE | Converted by Blogger Template Place | Collaboration One-4-All