Okuribito levou. Tsumiki no Ie levou. Um longa e um curta de animação.

Esses nomes vão para a lista junto de Rashomon (1952), Jigokumon (1955), Samurai (1956) e Sen to Chihiro no Kamukakushi (2003).

Bom, como todo mundo já deve ter dado essa notícia (gomen o atraso)... vamos tentar temperar com algumas infos garimpadas por aí.

Oscar de melhor curta de animação: Tsumiki no Ie (Casa de blocos)

Uma pequena animação de 12 minutos sobre um velhinho que mora em uma casa engolida aos poucos pela água, devido ao aquecimento global. Para evitar que suas lembranças sejam destruídas, ele vive reconstruindo sua residência.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=D99H0-iP9oA (o embed foi desativado a pedido de alguém o.O)






Oscar de melhor longa-metragem em língua estrangeira: Okuribito (seria algo como a pessoa que prepara a partida de outros)

Daigo Kobayashi (Masahiro Motoki) é um violocenlista que se vê desempregado após a dissolução de sua orquestra. Meio sem rumo após ver seu sonho acabado, o músico volta para sua cidade natal junto da mulher, Mika (Ryoko Hirosue).

Para recomeçar, ele corre atrás de um novo emprego como todo mortal. No jornal, lê um anúncio com os kanjis tetsudai (手伝い - ajuda) e tabi (旅 - viagem) e deduz que é uma oportunidade numa agência de turismo ou algo do tipo.

Só que ele leu errado (até os japas se confundem com kanji). Tabi na verdade era 旅立ち (tabitachi - partida). O emprego na verdade era para ajudar na partida das pessoas. Pessoas mortas.

Ikuei Sakaki (Tsutomu Yamazaki), seu empregador, é um Nokanshi, ou pessoa encarregada de preparar os corpos para os velórios.

Os amigos e a mulher de Daigo não gostam nada da idéia. Ele mesmo não fica lá muito contente. Mas aos poucos ele é envolvido pelas histórias dos quer partem e daqueles daqueles que ficam e se torna um bom Nokanshi.


Algumas entrevistas e cenas adicionais
Uma matéria de setembro, da época do lançamento do filme no Japão
Uma matéria da rede ANN News sobre a premiação no Oscar

Fotos: Okuribito Oficial Website, Crítica (non)sense da 7arte
Compartilhe: 
0
Comentários
Comente

ARQUIVO DE IMAGENS
Zionn / De.Pinque designed by ZENVERSE | Converted by Blogger Template Place | Collaboration One-4-All